Quer se tornar um comunicador original?

Atualizado: 29 de Dez de 2019

Como posso me comunicar melhor?


Antes de responder a essa pergunta, gostaria que você pensasse em alguns profissionais da comunicação que você admira, seja na TV, no Rádio o mesmo na Internet.


O que você acha que eles tem de tão atrativo?


Poderíamos elencar algumas características que essas personalidades tem em comum, como por exemplo, o domínio da língua, a empatia, carisma, inteligência, conhecimento, boa argumentação, capacidade de persuasão, e por aí vai...


Mas tem uma coisa que é inegável: todos esses comunicadores que nos encantam tem uma personalidade peculiar, uma forma de se comunicar que é única, um “brilho especial”, uma marca registrada, que certamente não é aprendida nos livros de comunicação.


Então eu te pergunto: Você quer se tornar um comunicador original?

Que tal ser um apresentador versátil, capaz de transitar em qualquer segmento da comunicação com tranquilidade?




Nós acreditamos que alguém só se transforma em um apresentador autêntico quando é capaz de reconhecer em si mesmo a sua melhor versão, a sua verdadeira essência, e consegue colocar essa "verdade" em ação!


Elaboramos 11 perguntas e respostas para te ajudar a iniciar a busca da sua "persona comunicativa".


1-O que é comunicação?


Toda e qualquer comunicação pressupõe:

-Um código ou mensagem- aquilo que se quer transmitir;

-Um emissor-aquele que transmite a mensagem;

-Um receptor-quem recebe a mensagem;

-Um canal de comunicação-o meio através do qual emissor e receptor se comunicam.


2-Quais as principais características da comunicação?


Toda comunicação deve responder a três perguntas importantes:

1-O que você vai falar, ou seja, qual é a mensagem que pretende transmitir? Isso te dará um tom, se é mais formal, mais sério, se é mais informal, mais leve, se é mais agressivo


2-Qual é o objetivo dessa comunicação, ou seja o que você pretende com essa mensagem? Exemplos: Informar, vender, educar, entreter, divertir, entre outros.


3-Para quem você deseja transmitir essa mensagem, ou seja, quem é o receptor dessa mensagem? Pode ser uma pessoa específica, ou até mesmo um grupo de pessoas. O importante é sempre ter o público alvo em mente.


3-O que é comunicação não verbal?


Nossas características físicas, a forma como nos vestimos e falamos, nossos gestos, toda nossa expressão corporal e facial, nossa entonação de voz e até as pausas que fazemos são formas de comunicação não verbal.

Por isso, tão importante quanto o conteúdo da sua mensagem, é o que comunica a sua imagem. Essa é sem dúvida a primeira impressão que você deixa!

Uma das principais funções da comunicação não-verbal é complementar o processo da comunicação verbal.


Por exemplo:

Você pode substituir uma expressão ou frase usando um gesto.

Pode mudar de assunto usando pausas, e muito mais!


4-Qual a diferença entre comunicação verbal e Comunicação não verbal?


A comunicação verbal pode ser escrita, tal como os livros, o jornalismo impresso ou on-line; ou oral, que é a linguagem falada.

Já a comunicação não verbal compreende todos os sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais e corporais, vestimentas e adereços, além de imagens.


5-Como a comunicação não verbal pode contribuir para a sua comunicação?


Sua aparência, seus gestos, sua maneira de falar precisam todos estar em harmonia, ou seja, todos precisam comunicar a mesma mensagem.


6-Você sabia que o corpo fala?


O modo como sentamos, com o corpo para um lado ou para o outro, até mesmo a posição pela qual relaxamos nossos pés, tudo isso são mensagens do nosso subconsciente.


7-O que é um ruído de comunicação?


Ruído de comunicação é toda a forma de interferência na transmissão de uma mensagem, algo que prejudica a compreensão de uma idéia compartilhada.

As fotografias fora de foco, o celular inaudível, os dados imprecisos de um relatório e os erros de português de um e-mail podem atrapalhar a comunicação entre as pessoas, e portanto são ruídos de comunicação.


8-Como evitar ruídos na comunicação?


1-Devemos estar sempre atentos à emissão e recepção de mensagens.

2-Os dois pólos da comunicação exigem responsabilidade de seus participantes.

3-A melhor maneira de neutralizar ruídos na comunicação é confirmar “se houve a compreensão da mensagem do outro lado da linha”.


9- Qual é a diferença entre Locutor e Interlocutor?


Locutor é referente a qualquer falante, pessoa que emite ou apresenta comunicação, sem que esta seja diretamente destinada a uma pessoa exclusiva.

Interlocutor consiste no indivíduo que fala com o outro, havendo, assim, uma relação de reciprocidade na comunicação estabelecida entre ambos.


10-O que é comunicação assertiva?

Ter comportamento assertivo é ser:

• Ativo;

• Direto;

• Honesto;

• Transparente;

• Transmitir respeito pelos outros.


11-Como posso me destacar como apresentador/comunicador?


1• Não tenha medo de falar. A sua timidez pode ser confundida com despreparo, insegurança e até mesmo com arrogância. Portanto, prepare-se para driblar o medo!

2• Fale com naturalidade, e mesmo que você não domine o assunto, acredite naquilo que está falando e transmita confiança.

3• Contorne situações difíceis e inesperadas: Flexibilidade, iniciativa e pró atividade são características muito valorizadas na área da comunicação.

4• Planeje uma imagem simpática e confiante: A primeira impressão sempre é a que fica! 5• Não gesticule em excesso. Lembre-se sempre que toda comunicação não verbal serve para reforçar a comunicação verbal, portanto seus gestos precisam ser harmônicos com a mensagem que você está emitindo.

Agora que você já compreendeu os principais fundamentos da comunicação, que tal se revelar na prática e se tornar o mais autêntico dos apresentadores?





69 visualizações0 comentário