As 4 CHAVES DE UMA COMUNICAÇÃO POTENTE

Atualizado: 12 de Abr de 2020

Minha experiência com roteiros pra vídeo, e como apresentadora de vídeos sem “script”, de improviso, desde que cursei a faculdade de rádio e TV há 2 décadas...

Isso somado a “escola da vida”, em anos de rádio e de TV ao vivo, e de muitos programas de venda e varejo na TV...

Fazem-me hoje ACREDITAR que a OBJETIVIDADE, A CLAREZA, A SIMPLICIDADE E A SÍNTESE são valores tão importantes, quanto DESEJADOS pela maioria das pessoas que resolvem se jogar no universo dos vídeos.




“DESEJADOS” em letras garrafais e usadas aqui com um DUPLO SENTIDO: desejados por quem assiste vídeos, e também por aquele que decidiu ser o mais novo comunicador do pedaço.

O primeiro, o que assiste vídeos, porque tem tanto conteúdo a disposição, que não precisa perder o seu tempo com comunicação ineficiente.
O segundo, o que faz vídeos, porque geralmente tem dificuldade de ir direto ao ponto.

Sério!!! O desafio mais comum que encontro em 9 a cada 10 alunos que atendo em meus treinamentos de vídeo é ser objetivo e ter poder de síntese.


Você pode estar pensando: “mas ninguém me ensinou a ser sintético!”

Na nossa cultura escolar brasileira em geral nós não fomos ensinados a “pensar de forma objetiva”, nem a questionarmos, formularmos opiniões, e muito menos a expressá-las de forma direta.


Isso tudo dá trabalho, demanda tempo, reflexão...exige tentativa, erro e acerto...e que você lide com as consequências dos seus atos, e com as suas emoções.


Porque ser “direto” causa impacto nas pessoas...E a sua mãe já lhe dizia:

”Não é bom falar tudo o que você pensa.”

E você vai querer correr o risco de desobedecer e desagradar a sua mãe? De jeito nenhum, né! (Alerta!!! Praga de mãe é uma beleza pra “pegar”)


Então, qual é a sua resposta quase natural a tudo isso?

Floreia um pouco aqui, dá uma enrolada ali, se enrosca na explicação acolá... fala um monte de “bobeira” que não serve pra coisa alguma, e assim vamos levando... Essa cultura nos incentiva e nos treina a sermos super prolixos e redundantes na expressão da nossa comunicação.

Haja paciência, né!!!


Quanto tempo, energia e oportunidades perdemos com a nossa falta de clareza!

Como consequência, quando você precisa ser muito objetivo...


Você chega em frente a uma câmera e se lhe dão 30 segundos pra elaborar um raciocínio com começo, meio e fim... você gagueja, trava, esquece o que ia falar, e não sabe nem por onde começar...tô certa?

E quer saber como você pode superar isso? NÃO TEM ATALHO!!!


Você vai precisar ser paciente, dedicar um tempo pra sentar, refletir, e trazer suas ideias pro papel.
E depois de rascunhar mil ideias, você vai ter que começar a escolher algumas.
A sua escolha assertiva determina o seu caminho no vídeo.
Decida tratar de uma questão, de um problema, de uma solução, de um assunto.

Eu sei que não é fácil...Embora seja muito simples.


A gente tende a achar que é melhor despejar mil “títulos, diplomas, experiências, benefícios, etc etc” nas pessoas... E muita gente repete de algumas formas aquilo que acabou de falar por puro “didatismo”...


Eu confesso que eu faço isso muito...Caio nessa armadilha de “desenhar” com uns 3 sinônimos, a mesma expressão, ou palavra.


Quantas vezes já reparei que as pessoas me achavam arrogante por conta disso? A gente acaba passando uma mensagem com esse tipo de comunicação que acaba colocando as pessoas num lugar de inferiores, menos espertas ou menos inteligentes...


Mas a partir do momento que você conseguir fazer escolhas que te permitam resumir a sua ideia, simplificar a sua forma de falar, deixar ela mais direta, de forma que você evite ruídos e falhas de comunicação, as pessoas vão querer parar pra ouvir e ver o que você tem a dizer.


Acredite! O caminho é a simplicidade, sem enrolação!

A arte de falar bem na vida e no vídeo está em escolher as palavras certas e a forma de comunicar mais eficiente pra cada pessoa.


E eu posso afirmar que essa é a chave pra você começar a raciocinar pra fazer seus vídeos pra espalhar por aí...


Deu vontade de começar a fazer vídeos?

Participe com a gente do desafio destrave num grupo fechado no whatsapp.


O próximo grupo inicia no dia 05 de maio!

Informações no Instagram @_vmtbrasil , ou entre em contato com a gente:

contato@vmtbrasil.com


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social